Sobre

O Projeto de Fotografia “Retratos” completa em 2014 sua 5º edição.  Nosso primeiro tema foi “Esperança”, seguidos de “Coragem”, “Amor” e “Vida”. Em 2014, nossas fotografias terão como tema “Superação”.

A proposta deste projeto, de caráter cultural, é criar exposições por oito capitais em todo Brasil. São elas: Brasília, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Recife, Rio de Janeiro  e São Paulo.

As fotografias amadoras das exposições serão produzidas em oficinas de técnicas fotográficas e as aulas, voltadas para pacientes, familiares, médicos e profissionais multidisciplinares dos centros de tratamento, ministradas por profissionais capacitados pelo SENAC.

Todas as exposições serão compostas por 30 fotografias. 20 delas dos participantes das oficinas e as outras 10 de renomados profissionais brasileiros da fotografia.

Cada turma terá 9horas/aula, divididas em 3 horas/aula, durante três dias.  Ao final, todos os participantes receberão certificados emitidos pelo SENAC.

A proposta do trabalho social, educativo e cultural deste projeto cria possibilidades para que os participantes possam apropriar-se dos espaços sociais como autores de suas histórias de vida e das transformações nos grupos a que pertencem, proporcionando a formação de valores positivos de inclusão na sociedade. Este trabalho constata que é possível pessoas comuns e com alguma doença tornarem-se protagonistas de sua arte e capazes de produzir cultura, quebrando o paradigma de sua exclusão e invisibilidade pelas suas competências e talentos. Valorizar o ser humano, dando-lhe oportunidades, é garantir o direito à cidadania de qualquer pessoa que, mesmo nos casos mais graves, deve ter assegurado o seu direito de livre escolha e convívio social. Assim, encontramos a maneira de expressar para a nossa sociedade, por meio da exposição, que é possível construir cultura juntos. Amadores e profissionais.

“… Mas fato é que a fotografia, não só é uma manifestação artística, como uma difícil forma de arte, pois o verdadeiro fotógrafo através da lente de sua máquina, não registra apenas um momento, mas na verdade a essência do momento.”

Fotógrafo Anônimo